Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida

Não é de hoje que ouvimos de diversos pensadores, profissionais, especialistas, médicos e até mesmo dos nossos familiares que ter pensamentos negativos constantemente pode afetar seriamente nossa auto-estima e modo de vida, consequentemente em diversos problemas afetivos, pessoais e profissionais ao decorrer dos anos.
.
Sabe aquela frase “por que tudo dá sempre errado comigo” ou aqueles dias que as coisas parecem atrasar a sua vida?
.
Pois bem, é comum passarmos por dias assim ou ter pensamentos assim em nossa trajetória, afinal, nem sempre vivemos apenas de risos e felicidades.
.
Mas, muitas pessoas podem tomar estas atitudes como algo corriqueiro em suas vidas, fazendo da reclamação algo constante, tornando-se uma pessoa chata, desagradável e gerando cada vez mais situações de erros e chateações.
.
Para entendermos melhor o por que temos estes pensamentos negativos e como controlar esta visão pessimista que pode nos prejudicar, conversamos com a psicóloga Milena Frankfurt.
.
A seguir você irá conferir dicas de como driblar pensamentos negativos, afastando as coisas ruins da sua vida, limpando a mente para receber visões novas e construtivas a partir dos erros. Acompanhe:

Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida

Nós Mulheres – Por que temos pensamentos negativos?
.

Psicóloga Milena Frankfurt – Existem vários motivos para os pensamentos negativos “brotarem” em nossa mente. Muitas vezes eles aparecem dependendo da fase de vida pela qual a pessoa esta passando.
.
O desemprego, por exemplo, situação muito comum hoje em dia pode desencadear pensamentos negativos sobre a vida do individuo e sobre sua auto-estima também. Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada”, “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação.
.
O pensamento negativo esta vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida.
.
É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida, ou seja, quando nos encontramos estacionados em um mesmo lugar durante um longo período de tempo.
.
Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem, mas cada tem o seu jeito de lidar com isso.
.
Algumas pessoas tem baixa tolerância as estas frustrações e quando se sentem decepcionadas tendem generalizar os pensamentos negativos achando que “tudo está ruim” .

Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida

.
Nós Mulheres – Quais são as consequências que podemos ter se persistimos em uma visão negativista?
.

Psicóloga Milena Frankfurt – A consequência de sempre pensar negativo acaba influenciando a qualidade de vida da pessoa, tanto no campo emocional como em outros aspectos de sua vida, como o profissional e pessoal.
.
Além de prejudicar a saúde psíquica, traz prejuízos na relação intra-pessoal (como a pessoa se vê, seu relacionamento consigo mesmo) e interpessoal ( relação com as pessoas ao seu redor) .
.
Muitas vezes a pessoa que sempre pensa negativo é considerada uma má companhia, ou uma pessoa ruim o que pode intensificar ainda mais os pensamentos negativos acerca dela mesma, criando, por exemplo, pensamentos como “sou uma pessoa ruim mesmo, não mereço ter amigos” . Como se vê, a pessoa se encontra em um ciclo vicioso de pensamentos negativos sobre ela e sobre sua vida.

Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida

.
Nós Mulheres – Quais os motivos que devemos ter em mente para pensar positivo?
.
Psicóloga Milena Frankfurt – Cada um tem os seus motivos específicos para buscar um modo de pensar positivo, ou pelo menos não tão negativo a ponto de lhe causar sofrimento.
.
A própria palavra “motivo” já denuncia o que a pessoa precisa fazer para pensar positivo : achar uma motivação, algo que lhe dê prazer para assim fortalecer sua auto-estima.

Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida.
Nós Mulheres – Quais atitudes devemos tomar para pensarmos de forma positivo?
.
Psicóloga Milena Frankfurt – Um passo importante para pensarmos positivo é lidar com os pensamentos negativos que estão influenciando a nossa vida.

.
Um auto-questionamento acerca destes pensamentos pode ajudar a elaborar um melhor entendimento sobre eles próprios.
.
Perguntas como “o que está acontecendo comigo/ na minha vida para eu ter tantos pensamentos negativos?” podem ajudar na busca de soluções para a diminuição destes pensamentos, e consequentemente na substituição destes pensamentos por pensamentos mais positivos, ou pelo menos não tão negativos.
.
Outra ação importante e que também está relacionada este primeiro passo é a busca de soluções para os pensamentos negativos, ou seja, tentar se mobilizar para resolver estas questões que causam sofrimento.

Aprenda a ter pensamentos positivos e melhore a sua vida.
Acho importante fazer atividades que deem prazer, não só pela atividade em si, mas as consequências que elas trazem para a vida e para auto-estima de cada um. Quando sentimos prazer ao fazer algo nossa autoestima acaba sendo influenciada de maneira positiva e consequentemente temos pensamentos como “sou bom nisso”, “isto me dá muito prazer”, “me sinto feliz”.
.
Pessoas que ficam muito presas ao passado, principalmente quando o passado não lhes traz boas lembranças, tendem a generalizar o que vai acontecer no presente e no futuro.
.
Pensamentos como “já que aconteceu antes, com certeza desta vez vai acontecer também”, ou “nunca mais vou arranjar um namorado” são comuns e as pessoas acabam predestinando seu presente e seu futuro com estes pensamentos.
.
Nós Mulheres – Pensar negativo demais é sinal de problemas emocionais?
.
Psicóloga Milena Frankfurt – Depende. Pensar negativo em algum momento da vida é normal, todos já passamos por isso. Porém o quanto estes pensamentos influenciam suas ações e lhe causam sofrimento é que precisam ser observados de forma mais cuidadosa.
.
É importante procurar ajuda quando os pensamentos estão impedindo a pessoa de exercer atividades cotidianas, como trabalhar por exemplo.
.
Nós Mulheres – Quando devemos recorrer a um psicólogo?
.
Psicóloga Milena Frankfurt – A ajuda psicológica é recomendada quando os pensamentos negativos começam a causar prejuízos psíquicos, físicos e sociais na vida da pessoa.
.
Quando temos pensamentos negativos permeando nossa mente a maior parte do tempo, está na hora de procurar um auxilio psicológico para lidar com estas questões.
.
Os pensamentos podem ser tão intensos que podem acabar em crises de ansiedade, por exemplo, apresentando sintomas como taquicardia, sudorese, falta de ar, e uma angustia muito grande de motivo muitas vezes inexplicável.
.
Ou seja, é uma questão que vai além do mental e passa a ter consequências na esfera corporal também. Os dois transtornos mais comuns que podem estar relacionados com os pensamentos negativos são a Síndrome do Pânico e a Depressão.

.
Fonte: Psicóloga Milena Frankfurt – CRP: 06/98249.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.