Sentir-se bela todos os dias, andar com a auto-estima nas alturas e ter a confiança sempre, não é comum já que todas nós sabemos que todas temos defeitos e aqueles dias de insegurança.

O esteriótipo de mulher perfeita, segundo muitas revistas e comerciais, descrevem uma mulher segura de si, feliz, bela, saudável e que sabe que todos acham ela perfeita.

Porém, na realidade a história não é bem assim, nós todas sabemos que somos mulheres seguras e belas, mas tem dias que acordamos com o ego ferido, querendo ouvir de um outro alguém um elogio que faça nossa auto-estima subir às alturas.

De acordo com um estudo global de Dove, apenas 4% das mulheres se acham belas, no entanto, 80% veem beleza em outras mulheres.

A pesquisa, realizada em 20 países, entre eles o Brasil, detectou o quanto a ditadura da beleza ainda afeta pessoas ao redor do mundo e a marca Dove, que há 20 anos está no mercado brasileiro incentivando a “beleza da mulher real”, quer reverter esse quadro.

Por isso, todas as pessoas que estão na fanpage de Dove ou que virarem fãs, entre os dias 23 e 25 de abril, terão a oportunidade de utilizar o novo aplicativo de performance inédita no Facebook, com o objetivo de incentivar os usuários, principalmente as mulheres, a repensar a forma como a beleza é exposta no mundo e perceber o quão bonitas já são.

Bianca Shen, gerente de marketing de Dove, explica que a ideia surgiu pelo impacto que anúncios com mensagens que interferem na autoestima feminina causam nas mulheres. “É comum ver anúncios que digam o que você deve fazer para ficar bonita, com mensagens como ‘Perca peso!’ ou ‘Você está solteira e encalhada?’… Então, por que não substituí-los por outros mais positivos que falem sobre sua beleza real?”, diz.

O formato é simples. Os usuários devem ir até a fanpage de Dove (www.facebook.com/dove) e seguir as instruções para aceitar o aplicativo. Lá terão a opção de escolher uma das frases relacionadas à beleza e para quem gostariam de enviar por meio de um tema ou interesse do perfil.

Depois, a mensagem escolhida será publicada pela rede de publicidade do Facebook para outras mulheres da rede social, até mesmo aquelas que não fazem parte da rede de relacionamentos de quem enviou o anúncio.

À esquerda poderão visualizar a substituição da publicidade negativa que normalmente as mulheres recebem.

“Com esta ação queremos engajar as mulheres de uma maneira diferente criando um movimento no Facebook para provocar as pessoas a repensarem o que é a verdadeira beleza e como os estereótipos de perfeição têm minado a autoestima feminina, que se coloca muitas vezes em situações de risco para se encaixar em padrões determinados pela sociedade”, explicaBianca Shen, gerente da marca.

“A ideia de deixar a frase de cada adepto do movimento à frente desses anúncios demonstra o compromisso de Dove com pessoas reais. A marca está disponibilizando este espaço na rede social para que todos os usuários possam se expressar”, conta.

Esta é a primeira vez em toda a história do Facebook que um consumidor poderá criar seu próprio anúncio com mensagens positivas para enviar para quantas pessoas quiser. “Dove está dando poder ao consumidor para que se comunique com a rede e essa rede de compartilhamento se estenderá para além de seu círculo de relacionamento.

Os novos usuários impactados pelos anúncios positivos sobre beleza que clicarem no banner serão direcionados à fanpage de Dove onde poderão ter mais detalhes da campanha e como podem participar”, conclui Bianca.

A iniciativa de Dove vem sendo abraçada por muitas mulheres e até mesmo homens, que acreditam que uma palavra pode sim, ajudar outras mulheres à lembrarem que é importante estarmos bem com nossa auto-estima.

A inovação do projeto surpreende e a aproximação humana em ajudar o próximo, nos chamados “dias ruins”, também! Ou seja, a marca de sabonetes traz à frente um aplicativo do bem.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.