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Alimentos que amenizam a TPM

//Alimentos que amenizam a TPM

Alimentos que amenizam a TPMIrritação por motivos simples, estresse por coisas bobas e muita, mais muita emoção são sintomas comuns em que o corpo feminino sofre mensalmente, porém como poucas pessoas imaginam, esta fase pode ser controlada a partir de hábitos comuns que temos no dia a dia.

A refeição pode ser o segredo para que muitas mulheres possam usufruir da vida o melhor, sem deixar-se levar pelos dias menstruais.

Por mais comum que este ciclo seja na vida feminina, os sintomas que podem ser terríveis para algumas mulheres, podem ser controlados se soubermos investir nos alimentos certos

Alimentos que amenizam a TPM
[quote]“Alguns alimentos ajudam amenizar a TPM (tensão pré menstrual) porque o aminoácido triptofano se transforma em serotonina que é conhecido como o hormônio do bem estar. E é justamente a serotonina que ajuda aliviar os sintomas da TPM.” explica a nutricionista e colunista do Nós Mulheres, Renata B. Queiroz.[/quote]

É possível notar o poder que os alimentos podem ter sob o ciclo menstrual, ao analisamos atitudes comuns, como a vontade enorme de ingerir chocolate nos dias férteis.

A vontade de chocolate que parece só aumentar nesta fase pode ser benéfica, já que o chocolate pode ser um grande aliado contra a TPM “O chocolate pode auxiliar na TPM porque ele tem serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda aliviar a depressão, comum nesse período. E também é neste ciclo em que as mulheres tem mais vontade de comer chocolate.” afirma Renata.

Alimentos que amenizam a TPM
Além do típico doce consumido em épocas de TPM, outros ingredientes básicos podem ser inseridos na alimentação para que se tornem como relaxantes destes sentimentos a flor da pele

[quote]“Durante o período da TPM é importante aumentarmos o consumo de carboidratos complexos (arroz, farinha e cereais integrais), peixes, sementes (linhaça, aveia, quinoa) e também o consumo de água, pois é nestes dias que o nosso corpo fica um pouco mais inchado devido ao ciclo menstrual. Portanto ao ingerirmos com mais frequência a água durante o dia, o inchaço pode ser amenizado.” alerta a especialista[/quote].

Escolhendo os alimentos certos

Alimentos que amenizam a TPM
Sendo assim, os alimentos certos na mesa podem fazer o diferencial. Para isto, conheça os 19 alimentos que podem reduzir os sintomas da TPM:

1. Arroz integral;
2. Pão integral;
3. Leite;
4. Iogurte desnatado;
5. Soja;
6. Nozes;
7. Lentilha;
8. Abacate;
9. Nozes;
10. Castanhas;
11. Brócolis;
12. Folhas verde escura;
13. Banana;
14. Batata;
15. Feijão;
16. Pão;
17. Cereais;
18. Peixes;
19. Frutas ricas em líquido, tais como melancia e abacaxi (pois ajudam a reduzir o inchaço);


Cardápio anti TPM

Alimentos que amenizam a TPM

Sabendo distribuir entre as refeições os alimentos certos, a TPM deixa de ser um problema mensal na sua vida.

Pensando nisto, a nutricionista Renata preparou um cardápio especial para quando você estiver “naqueles dias”, recorrer à ele sem ter medo de ser feliz.

Livre-se dos sintomas da TPM, alimentando-se bem e de forma saudável. Olha só!:
[dropcap]Café da manhã:[/dropcap] Pão integral e requeijão ou cream cheese light. E para acompanhar sugiro frutas ou suco natural;
[divider]

[dropcap]Lanche da manhã:[/dropcap] Iogurte desnatado com semente de linhaça ou aveia;

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[dropcap]Almoço:[/dropcap] Consuma folhas verdes a vontade, verduras e legumes, arroz integral ou batata, leguminosas (feijão ou lentilha ou soja ou ervilha ou grão de bico), peixe (salmão, atum, sardinha, entre outros) e pelo menos uma fruta;
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[dropcap]Lanche da tarde:[/dropcap] Faça um pequeno mix de castanha, nozes e amêndoas, junto à um copo de suco de melancia com salsão (diurético), uma xícara de chá de melancia picada sem semente e dois talos de salsão. Em seguida bata tudo no liquidificador coe e beba logo em seguida;
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[dropcap]Jantar:[/dropcap] Assim como no almoço, abuse das folhas verdes, verduras, legumes, arroz integral ou batata e peito de frango assado com molho de limão;
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[dropcap]Ceia:[/dropcap] Quando surgir a fome no meio da noite, opte por uma banana ou maçã ao forno com canela;
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Além das refeições

Alimentos que amenizam a TPM

Ter uma alimentação saudável é um dos fatores que contribuem para que os sintomas da TPM sejam reduzidos. Além disto, algumas outras formas auxiliam nesta luta feminina contra o mau-humor e o estresse típicos do ciclo menstrual.

“Os tratamentos indicados para diminuir os sintomas da TPM são através de terapias de relaxamento, descanso adequado, prática regular de atividade física e mudanças na alimentação. Por este motivo é importante um acompanhamento nutricional, já que alterações no consumo alimentar ocorrem e pode promover aumento de peso, além de desequilíbrios nutricionais.”

[box_alert]* O Nós Mulheres também recomenda o acompanhamento médico e de uma nutricionista no período da TPM. Previna-se e mantenha a sua saúde sempre em dia.[/box_alert]

Fonte: Nutricionista Renata B. Pereira de Queiroz – CRN 3- 30051 – E-mail: renata@rqueiroznutri.com.br – www.rqueiroznutri.com.br

2013-07-15T11:00:45+00:00