Ajude os seus filhos voltar à rotina escolar de forma mais leve

O mês de julho está acabando e os filhos começam a retornar à antiga rotina escolar, na qual abandonaram para curtir o sossego das férias.

Ajude os seus filhos voltar à rotina escolar de forma mais leve
E é aí que os problemas familiares começam, já que os costumes antigos foram ausentados pela folga, horários mais flexíveis, ou seja, longe das obrigações rotineiras que tinham anteriormente, como por exemplo, acordar cedo.
.
Inicia-se o mês de agosto e o terror entre pais e filhos começa, ao ser dada a largada para os estudos e para a responsabilidade que eles acarretam.
.
Nesta fase muitos pais de primeira viagem não sabem como lidar com a desobediência dos filhos ao se recusar retomar os costumes em prol dos estudos.
.
Para entender melhor esta fase temporária que muitas crianças e adolescentes passam, conversamos com o psicólogo Victor Dalla, que em um bate-papo descontraído deu algumas dicas de como lidar com este momento tão comum de forma mais prática e leve, fazendo a volta às aulas se tornar algo natural aos pequeninos. Confira:

Ajude os seus filhos voltar à rotina escolar de forma mais leve
Nós Mulheres – Como fazer as crianças retornarem ao antigo horário de acordar?
.
Psicólogo Victor Dalla – Tente sempre manter viva a vontade da criança pelo conhecimento, mostrando e incentivando a prática de atividades lúdicas.
.
Tente entender o espaço da criança e deixe ela se relacionar com outras crianças, com os professores, com o contexto escola. Nesse sentido, muito possivelmente os infantes se sentirão animados para voltar à escola.
.
Mas também não podemos nos esquecer da questão biológica do sono: cada pessoa tem sua necessidade. Entretanto, se a criança for dormir muito tarde, o dia seguinte vai ser difícil para acordá-la, o dia renderá.
.
Ou seja, se for o caso, imponha algum limite no horário de dormir, e tente mostrar para a criança o quão importante e necessário é dormir, descansar, ir ao colégio, etc.
.

Ajude os seus filhos voltar à rotina escolar de forma mais leve

Nós Mulheres – Como escolher a melhor escola para crianças que irão se submeter à mudanças no segundo semestre do ano?
.
Psicólogo Victor Dalla – Escolha uma escola que tenha um conteúdo programático visando o desenvolvimento da criança como ser dotados de autonomia; que possibilite a criatividade; que não engesse a criança em um modelo que ela está ali apenas para ouvir.
.
Pense que escola é espaço para interação e expressão.
.
E ainda pensando em adaptação, nem todo processo de adaptação se dá de maneira tranquila e envolve inúmeros fatores: a criança chegará a um ambiente estranho no qual as relações já se encontram estruturadas.
.
Perda de vínculo com os antigos amigos/escola/professores. Ou seja, ela precisará de seu apoio.
.

Nós Mulheres – Como retomar os horários das refeições, fazendo-os comer nos horários corretos?
.
Psicólogo Victor Dalla – Cada família tem seus horários. Tanto pais quanto filhos sabem disso. Pensando na perspectiva da criança: às vezes não querem comer por birra, outras vezes porque acabaram de comer uma guloseima, outras porque simplesmente não tem fome.
.
Peça para que comam, veja a reação, entenda o porquê não querem, e então, cabe aos pais a mudança de hábitos para que a criança entre na regra quanto ao horário das refeições/alimentação.
.

Nós Mulheres – Como estabelecer e conciliar novamente escola com os deveres escolares?
.
Psicólogo Victor Dalla – Tente enxergar o processo como um todo: a criança pode muito bem aproveitar as atividades propostas, caso os pais as levem com naturalidade, sem severidade, sem muitas imposições.
.
Penso que a sede pelo conhecimento pode ser incentivada pelos pais.
.

Fonte: Psicólogo Clínico Victor Dalla Araújo – CRP – 06/104201.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.