Após um dia cansativo, as dores logo surgem nos alertando o cansaço do corpo diante tanta movimentação no dia-a-dia.

Dores nas costas, pernas, mãos, pescoço e entre outras regiões são afetadas ao longo do dia, pelo mau posicionamento ou até mesmo pela repetição de movimentos diante do computador, varrendo a casa ou trabalhando.

Uma forma muito mais natural e saudável que podemos recorrer ao invés dos analgésicos e antiflamatórios é uma prática que vem da cultura ocidental, que pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer lugar.

A massagem é uma prática milenar que ajuda a aliviar tensões físicas e emocionais, combater dores musculares e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia. Para aqueles que não têm tempo de frequentar uma clínica, a automassagem é uma maneira fácil e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa.

Mari Maruyama, terapeuta da rede de clínicas Luiza Sato, reuniu uma série de dicas que ensinam como aplicar a automassagem.

Antes de iniciar o tratamento, Mari recomenda um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço.

Tendinite

Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas.

Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo.

Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes.

Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

Intestino preso
Deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário.

Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte.

Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.

Cólicas
Posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

Antiestresse
Solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma.

Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente.

Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.

Região lombar
Deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado.

As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna.

Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

Dor de cabeça
Pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.

Tensão no pescoço
Coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal.

Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele.

Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.
Pernas cansadas
Flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro.

Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.