Não é novidade saber que depois de casadas as mulheres não são mais as mesmas. A preocupação com a beleza e com o corpo fica cada vez menor até desaparecer. Os motivos são muitos: gravidez, filhos, trabalho, falta de tempo, segurança na relação, entre outras coisas. E o que antes era uma constatação, digamos que social e até machista, é agora comprovada cientificamente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio que envolveu mais de dez mil homens e mulheres apontou que elas engordam ao se casar e os homens, ao se separar. Segundo os especialistas, as mulheres casadas têm menos tempo para se exercitar do que a solteira. Além disso, tem mais função dentro da casa do que os homens.

A análise foi apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Sociologia que mostrou também a idade é um fator importante na relação com o peso. Quando se envelhece, a mudança do divórcio ou do casamento é mais crucial na vida do que na juventude quando tudo muda rapidamente.

O estudo foi feito entre 1986 e 2008 e acompanhou suas variações de peso e seu estado civil. Apesar de levar em consideração características individuais, como educação, situação econômica e saúde, os pesquisadores encontraram uma relação entre o aumento de peso e o casamento ou divórcio. Segundo as estatísticas, mulheres recém-casadas têm até 48% de chance de ganhar muito peso e 33% de ganhar pouco peso.

Fonte: Sociedade Americana de Sociologia.

Por: Natália Marques.