A páscoa e seus diversos significados

A páscoa chegou e com ela mais um dia em que nos debruçamos sobre a história da revolução humana, da benção e da sabedoria, vinda de um homem que era considerado um homem comum, porém que veio para nos salvar de nós mesmos, com palavras até antes não ditas e o mais poderoso sentimento que a humanidade pôde aprender a semear: a fé.

A morte e a ressureição de Jesus Cristo é relembrada e comemorada nesta semana santa, neste dia em que dedicamos para agradecer à Ele seu ato que salvou a raça humana através de seu sacrifício.

A páscoa e seus diversos significados

Desde então após ser colocado na cruz, ser questionado e julgado por aqueles que desconheciam a fé, Jesus trouxe à nós o acolhimento de Deus, através de seu perdão diante quem o crucificou.

A data que expressa fé, história e divindade é comemorada século após século, não só pelos cristãos que acompanhou o filho de Deus desde os tempos de sua cruxificação, mas também por outras religiões que de alguma forma celebram a Páscoa.

Este dia rico em significados e crenças é comemorado pelos evagélicos com muita introversão, vendo esta situação como uma libertação, através da crença da ressureição do filho de Deus.

Já os umbandistas não celebram este dia, fazendo dele um dia comum porém respeituoso com as demais religiões que creem.

Para os espíritas a páscoa é também um dia de respeito às outras religiões que creem neste dia, para eles a aparição de Jesus é verdadeira porém não há algum tipo de comemoração pascoal, apenas respeito ás demais crenças e religiões.

Os protestantes metodistas comemoram a renovação e o pacto com Deus, ressaltando as outras diferentes formas de celebração da data.

Os católicos comemoram a páscoa celebrando o ensinamento passado por Jesus nos trilhando à fé.


A páscoa e seus diversos significados

Repleta de significados biblícos a páscoa muito além disso é simbólica aos cristãos, com ícones que traduzem cada momento de Jesus na terra, como: os ovos.

Antigamente os ovos de galinha eram pintados e dados como presente à Jesus Cristo, presentes de seus seguidores que queriam agradecer de certa forma a luz que ele trouxe às suas vidas, através de seus ensinamentos.

Porém hoje, o ovo é comercializado nesta época, sem vínculos com o verdadeiro significado dele.

A páscoa e seus diversos significados
A partir daí, surge a páscoa comercial, no qual ovos são vendidos para alegrar e presentear quem amamos com chocolates e o coelho da páscoa que ganham destaque à frente da tradução religiosa que a páscoa carrega.

Porém, antigamente o coelho carregava uma história junto à Jesus Cristo, no Egito por exemplo, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida, já os povos da antiguidade viam o coelho como ser próspero e ligado à lua, ela que determinava a chegada da Páscoa.

Toda essa bagagem histórica e santa que cada um destes símbolos trazem, hoje já não é tão priorizada, dando espaço ao consumo do chocolate, da relação entre a páscoa e a necessidade de se comprar ovos de chocolate para presentear as pessoas.

A páscoa e seus diversos significados

Há quem diga, que quem não recebe um ovo se quer no domingo pascoal, se sente rejeitado perante os amigos e familiares.

Mas será que é este o sentimento que Jesus quis nos passar ao dar sua vida em troca das nossas? Será que a venda e o comércio alimentício de ovos de chocolate era a intenção Dele ao nos trazer tanta fé perante Deus?

A páscoa e seus diversos significados

Aproveite esta páscoa para estar com quem você ama, para perdoar quem te feriu e acima de tudo para agradecer à ele por este dia.

Veja a Páscoa como um dia de olharmos mais para dentro de nós mesmos e deixar de lado a intenção comercial que nos ensinaram à aceitar.

Faça desta uma Páscoa feliz, sabendo respeitar as outras crenças e fortalecendo a sua fé.

A páscoa e seus diversos significados

Uma feliz Páscoa à todos e que esta data lhe traga o desejo de Jesus Cristo à muitos anos atrás, a fé acima das coisas mundanas.

Boa fé, boa Páscoa!
Por: Jornalismo Nós Mulheres.