9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro
Gastar mais do que devia é uma situação que muitas pessoas já passaram e sabem o quanto é difícil para sair dela.

Ficar sem dinheiro na carteira, passar o mês no vermelho ou não parar de receber as temíveis cartinhas de cobrança é comum entre oitenta milhões de brasileiros, segundo a pesquisa do Banco Central que revelou a quantidade de pessoas endividadas no país.

As dívidas se não são controladas acabam virando a conhecida bola de neve e o sonho da poupança fica para planos futuros já que o consumo desenfreado, dá lugar à vida financeira descontrolada.

Porém esta situação pode acabar à qualquer momento, desde que saibamos nossos erros, limites e organizamos nossa vida financeira, centavo à centavo.
Este planejamento pode ser acessível à todos e a estabilidade financeira também, para isto conversamos com a planejadora financeira Angela Nunes, que deixou algumas dicas para você que quer quitar suas dívidas e ainda ter uma grana extra de sobra!

Comece a sua nova vida financeira, coloque em prática as seguintes dicas e diga adeus ao prejuízo!:

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro

NM – Como sabemos se a nossa vida financeira merece maior cuidado e organização?

Angela Nunes – O princípio básico é que devemos analisar a nossa vida financeira sempre! Assim como sempre deveríamos cuidar da nossa saúde física, também deveríamos cuidar sempre da nossa saúde financeira, para que ela não “adoeça” e nos coloque numa “realidade” que não é aquela que gostaríamos de ter e não atingirmos os nossos objetivos (só para exemplificar a compra da casa própria, a educação dos filhos, viagens, uma longevidade vivida com dignidade).

Para conseguir tudo isto temos que fazer o nosso planejamento financeiro e quanto mais cedo melhor.

NM – Qual tática podemos utilizar para resistir às liquidações, promoções, vitrines e shopping?

Angela Nunes:

1º.
Estabeleça (se você tiver recursos financeiras para tanto) qual o montante que você pode gastar e não ultrapasse este valor!

2º. Pergunte para si mesmo, de verdade, se aquilo que você pretende comprar é uma real necessidade ou um desejo. Lembre-se que o marketing está trabalhando fortemente para convencer você a consumir mesmo o que não precisa.

3º. Lembre-se sempre: o cheque especial não faz parte do seu salário; o cartão de crédito não faz você ficar rico por milagre e os parcelados têm juros sim, mesmo quando eles dizem que não tem!

NM – Como devemos fazer para organizar nossa vida financeira?

Angela Nunes – Tudo começa com um bom orçamento, onde você liste todas as suas despesas, até a do cafezinho, para ter uma visão clara de para onde está indo o seu dinheiro!

As pessoas precisam conseguir guardar dinheiro, poupar é fundamental!

Portanto, as despesas tem que ser menores do que as receitas. Melhor ainda: estabeleça um percentual da sua renda para poupar disciplinadamente todos os meses.

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro

NM – Qual método a mulher que está muito endividada deve tomar?

Angela Nunes – Fazer um orçamento, verificar no que ela pode reduzir despesas e realmente reduzei-las, para que as dívidas sejam pagas. Evite o cheque especial e o parcelado do cartáo de crédito porque têm as taxas de juros mais altas do mercado.

NM – Como solucionar esse problema sendo que temos contas cotidianas como: água, luz, telefone, gás… para pagar mensalmente?

Angela Nunes – Tudo começa nos controles dos seus gastos comparados as suas rendas. TEM QUE FAZER UM ORÇAMENTO e reduzir os gastos. Uma outra medida legal também é buscar criar mais renda, todo mundo tem alguma habilidade que pode gerar renda: culinária, estética, venda…

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro

NM – Quais são as dicas que as pessoas podem ter semanalmente para economizar?

Angela Nunes – Defina um valor para gastar por dia e limite-se a este valor.

NM – Quais são as dicas mensais que as pessoas devem ter?

Angela Nunes – 1. Se você tem pouco controle evite ir a Shopping, olhar vitrines;

2. Evite fazer as compras habituais aos poucos, o supermercado é um bom exemplo, se você for ao supermercado constantemente vai sempre comprar alguma coisa a mais do que havia programado;

3. Tente racionalizar os gastos com luz, gás, água;

4. Se você tem automóvel organize a sua utilização, lembre-se que o custo mensal de um carro é muito alto – seguro, IPVA, combustível, manutenção, depreciação;

5. Se você tem o hábito de ir restaurantes evite o couvert, além de tirar o apetite, em geral equivalem de 10 a 20% do valor do prato; E uma coisa muito importante envolva toda a família no esforço de poupança.

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro
NM – No dia do pagamento, qual é o valor indicado (porcentagem) que devemos separar para uma poupança?

Angela Nunes – O ideal é no mínimo 10% do salário.

 

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro

NM – Qual é o melhor: colocar em uma poupança ou guardar o dinheiro em casa?

Angela Nunes – Sem dúvida colocar na poupança, ela rende 0,5%ao mês mais a TR O dinheiro em casa, além de não render nada, está mais disponível para ser gasto.

NM – Toda mulher adora comprar uma roupa nova, na moda, bolsa, óculos… Como fazer para sempre ter dinheiro para comprar e ter lazer, tendo que economizar e pagar as dívidas?

Angela Nunes – Tudo na vida necessita de equilíbrio e principalmente planejamento, com os recursos financeiros acontece o mesmo, temos que fazer nosso planejamento financeiro, estabelecer objetivos e prioridades, fazer um orçamento, analisar o que é prioritário, o que pode ser postergado e o que é supérfluo e pode ser reduzido ou mesmo cortado.

Lembrando que devemos fugir das dívidas!

Especialmente se o endividamento for em decorrência do puro consumo.

Fonte: Maria Angela Nunes,CFP®, sócia da Moneyplan Consultoria e planejadora financeira pessoal com a certificação CFP ® (CertifiedFinancial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação deProfissionais Financeiros (IBCPF).

Por: Jornalismo Nós Mulheres.