7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

No dia 7 de setembro, que marca a Independência do nosso país, ou também conhecido como o “Grito do Ipiranga”, dado por Dom Pedro em 1822, o portal NM faz uma homenagem às mulheres brasileiras que fizeram parte da história do Brasil.

.
São mulheres que sempre estiveram à frente do seu tempo e colaboraram para um país melhor e conheça também a linha do tempo, com os fatos históricos que marcam a importância da mulher no Brasil:
7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

Cecília Meireles

.
Renomada escritora brasileira, Cecília Meirelles trilhou o sucesso nacional sendo considerada uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira.
.
Mulher comum, com diversas profissiões dentre elas: poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira, Cecília conquistou o Brasil com suas palavras fortes e tocantes sobre o amor e a vida.
.
Cecília faleceu em meados de 1964 e mesmo nos dias de hoje, a escritora é celebrada pela população através das redes sociais.

7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

Irmã Dulce

.
Conhecida como “O anjo da Bahia”, Irmã Dulce foi uma pessoa religiosa que por meio dos atos caridosos aos pobres, consagrou-se e tornou-se exemplo na história feminina.
.
A “Bem Aventurada Dulce dos Pobres” caminhou com piedade e perseverança para um mundo melhor até meados de 1992, quando faleceu na cidade que mais a consagrou a Bahia.

7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

Maria da Penha
.
Após ser agredida e mostrar ao mundo que a violência doméstica existe, sim, e deve ser denunciada, Maria da Penha ficou na memória das brasileiras como uma das mulheres de maior influência no país.
.
Hoje líder de movimentos em defesa dos direitos das mulheres, Maria conquistou a sanção da lei que protege a mulher contra as violências domésticas.
.
Atualmente, a mulher guerreira vive tetraplégica, sendo estes os resquícios das agressões sofridas pelo seu ex-marido colombiano.

7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

Chiquinha Gonzaga

.
Percursora da primeira marcha carnavalesca e primeira mulher a reger uma orquestra brasileira, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a eterna Chiquinha Gonzaga é considerada uma das maiores compositoras brasileiras.
.
Ela que já foi homenageada por diversas vezes no país, ganhou através de lei sancionada o “Dia Nacional da Música Popular Brasileira”, dia em que é comemorado o seu aniversário.
.
Mesmo falecendo em 1935, Chiquinha ainda é uma das pessoas de grande influência na MPB.

7 de Setembro: Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil

Anésia Pinheiro Machado
.
Voando alto Anésia ocupou um dos lugares mais importantes para a história da aviação brasileira, sendo a primeira mulher a assumir o papel de aviadora no Brasil.
.
A bordo do monomotor “Bandeirante”, Anésia em comemoração ao dia da Independência do Brasil, viajou de São Paulo até o Rio de Janeiro, entre 5 à 8 dias e foi consagrada pela população, autoridades e até mesmo o mestre da aviação Santos Dummont, que a presenteou com uma medalha de ouro, parecida com a que havia recebido da Princesa Isabel, no inicio da carreira.

.

Conheça a linha do tempo com fatos históricos das conquistas femininas:
.
1879 – Mulheres no Ensino Superior
.
Mesmo através de críticas e por muitas vezes pressões da sociedade, as mulheres conquistaram a partir de 1879 o direito ao ensino superior, conquistando títulos acadêmicos.
.
1917 – Ingresso da mulher no serviço público
.
Após o I Congresso Operário Brasileiro em 1906, as mulheres passaram a ter ingresso para atuarem em cargos públicos no país.
.
1927 – Primeira alteração na lei para o voto feminino
.
Juvenal Lamartine por volta de 1927 abriu espaço para que as mulheres também pudessem decidir o rumo do país através do voto.

.
1934 – Consagração dos direitos femininos
.
Direitos como igualdade entre os sexos, a regulamentação do trabalho feminino, a proibição de diferença salarial para um mesmo trabalho e a assistência médica à gestante por meio da previdência social foram definidos a partir de 1934, causando um avanço no universo feminino.
.
1951 – Igualdades feminina no trabalho
.
A Organização Internacional do Trabalho traz à tona a importância da igualdade no trabalho.
.
Sem prejuízos ou desigualdade ao sexo feminino no mercado de trabalho.
.
1977 – Lei do Divórcio
.
Em meio as reinvindicações femininas diante a necessidade do divórcio em alguns casos, foi constituída a lei que permitia a dissolução dos casamentos.

.

1985 – Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher
.
Uma das ações mais fundamentais do Estado de São Paulo aconteceu a partir de 1985, quando foi inaugurada a primeira Delegacia Especializada à Mulher.
.
Desde então foram criadas outras delegacias que amparam as mulheres.

.
2006 – Lei Maria da Penha
.
Após o fato trágico que aconteceu com a cidadã Maria da Penha, foi constituída uma lei que prevê crime à pessoas que executarem violência contra a mulher.

.
2011 – Primeira mulher na Presidência
.
Dilma Roussef, nossa atual presidente, foi a primeira mulher a se tornar líder de um país latino americano, como presidente do Brasil.

.
Fonte: http://www.brasil.gov.br
Por: Jornalismo Nós Mulheres.